terça-feira, 30 de abril de 2013

Re: [Comunidade Ranger] STX volta a vida! - duvidas...

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USO car 80 na valvula e mangueirA

e simples para tirar e limpar

abs

Enviado do Yahoo! Mail no Android



From: Guilherme Jardim <gtcjardim@gmail.com>;
To: <comunidaderanger@googlegroups.com>;
Subject: Re: [Comunidade Ranger] STX volta a vida! - duvidas...
Sent: Wed, May 1, 2013 12:21:39 AM

Fábio,
Voltando ao assunto, como você limpa a mangueirinha?
Abç.,
Guilherme Jardim
BHZ-STX'95
---


Em 25/04/13, Fábio<fabiofvn@yahoo.com.br> escreveu:
> Helcio,
>
> é a valvula PCV vai na tampa de valvula e tem uma mangueirinha que liga no
> coletor.
>
> facil de limpa-la, a cada troca de oleo verifico ela.
>
> abraço
>
>
> ________________________________
>  De: Helcio Valvano <hvalvano@gmail.com>
> Para: comunidaderanger <comunidaderanger@googlegroups.com>
> Enviadas: Quinta-feira, 25 de Abril de 2013 8:40
> Assunto: Re: [Comunidade Ranger] STX volta a vida! - duvidas...
>
>
>
> Gulherme, que eu saiba existe sim uma válvula do blow-by, mas até obde sei é
> só uma válvula unidirecional, não pilotada por nada, cujas funções são uma a
> óbvia de garantir fluxo unidirecional do cárter para a admissão, e outra
> função secundária de só deixar passar vapor de óleo, jamais óleo em fase
> líquida, por motivos tbm óbvios....
> Não tenho fotos do q eu fiz, mas era muito simples.... Adaptava tal filtro
> pqno na saída do tubo do respiro que originalmente encaixava no tubo de
> admissão. Depois selava a entrada na admissão com um tampão e uma
> braçadeira. Simples mesmo.
> [ ]'s
> Helcio Valvano
> SJCampos/SP
> Em 25/04/2013 06:24, "Guilherme Jardim" <gtcjardim@gmail.com> escreveu:
>
> Boa Valvano!
>>Bem lembrado sobre os OHC x SOHC...e, sim = 162cv!
>>Sobre o Militec, eu gosto e uso...o único carro q não usava era a
>>Ranger; acredito que o estrago ia ser menor!
>>Sobre a crosta do coletor, está certíssimo mesmo! Agora me lembrei.
>>Sobre isso, não sei se é balela ambiental, onde os fins justificam os
>>meios, mas não há também uma necessidade de jogá-lo na mistura para
>>diminuir a temperatura (sendo a válvula responsável por não deixar
>>passar qdo frio), diminuindo a possibilidade de pré-ignição? Ou isso é
>>só com os gases já queimados?
>>Essa sua adaptação é tentadora, pois eu pude ver os efeitos
>>nocivos...ver e sentir no bolso!!! Tem fotos ou esquema?
>>Agora ela está com um barulho daquelas banheiras americanas (o que
>>realmente ela o é), que não me lembrava de ouvir! É um barulho
>>parecendo de turbina mais grave!!!! Tipo um sopro... É bem legal!!!
>>Será q é o ar passando pelo coletor limpo? Kkk!
>>Abç.,
>>Guilherme Jardim
>>BHZ-STX'95
>>---
>>
>>
>>Em 24/04/13, Helcio Valvano<hvalvano@gmail.com> escreveu:
>>> Guilherme e demais...
>>>
>>> Ao que me conste, o 4.0 V6 OHV (overhead valves) que equipa a maioria
>>> das
>>> Rangers, sejam argentinas ou americanas, tem 162 cv.
>>> Quem tem 210 cv é o 4.0 V6 SOHC (single overhead camshaft), que equipa
>>> as
>>> últimas Rangers V6, as 2001 snme.
>>>
>>> Motul é dos melhores óleos que conheço, mas não confio nada em Militec.
>>> Respeito quem use, mas se fosse muito bom, algo similar já teria sido
>>> desenvolvido por algum dos grandes fornecedores de óleo, quem sabe
>>> estaria
>>> até na F1 ....
>>>
>>> Em minha ex Explo XLT só usava Havoline 5W30, e a vendi com 210 mil km
>>> sem
>>> baixar óleo, trocados a cada 7000 km.
>>>
>>> Sobre a sujeira no coletor de admissão, isso não tem muito a ver com a
>>> gasolina em si, afinal ela é injetada já muito no finalzinho do coletor,
>>> praticamente sobre as válvulas. Esse raciocínio só seria válido num
>>> motor
>>> carburado ou com injeção monoponto. Essa crosta vem justamente de
>>> depósitos
>>> de óleo aspirados através do respiro de óleo. Esses respiros de óleo tem
>>> basicamente duas funções, uma é aliviar a pressão de vapores de óleo no
>>> cárter, e a segunda utilizar tais vapores na combustão do motor,
>>> evitando
>>> que sejam despejados na atmosfera, constituindo poluição veicular.
>>> Exatamente o que ocorre em meu Puma .... :P
>>>
>>> Porém rodei um tempão com minha Explo assim, soprando o respiro de óleo
>>> p/
>>> um tipo de filtro esportivo pequeno, facilmente encontrado em lojas de
>>> artigo p/ preparação de motores, e então isolando sua entrada na
>>> admissão,
>>> logo após o filtro. Confesso que desconheço qquer efeito negativo além
>>> do
>>> ambiental. Rodei no mínimo uns 50 mil km assim, sem impacto negativo. Qto
>>> a
>>> impacto positivo ?? Bem, de que adiantava um belo (e caro) filtro de ar
>>> K&N
>>> "in box" sendo que o respiro não parava de soprar "contaminantes" dentro
>>> do
>>> coletor de admissão ?? Como resultado, nunca mais precisei limpar a
>>> borboleta do acelerador .... rsss
>>>
>>> É aí que entra a parte da gasolina, ao menos eu acho. A gasolina em si
>>> não
>>> suja o coletor de admissão, mas principalmente se for de má qualidade,
>>> com
>>> solventes extras em sua composição, esses potencialmente contaminarão o
>>> óleo, o dissolvendo e produzindo mais vapores contaminados prontos p/ se
>>> depositarem ao longo de seu caminho natural até a combustão,
>>> carbonizando
>>> tudo pelo caminho. Coletor de admissão incluso.
>>>
>>>
>>> [ ]'s
>>> Helcio Valvano
>>> SJCampos / SP
>>>
>>>
>>> Em 24 de abril de 2013 20:03, Guilherme Jardim
>>> <gtcjardim@gmail.com>escreveu:
>>>
>>>> Fábio e demais,
>>>>
>>>> Sempre usei o Magnatec (infelizmente não tenho aqui a especificação
>>>> dele...acho que é 10W40...acho!), depois dos 100milKm passei pro
>>>> Motorcraft mais fino (acho q 5W40) e realmente os tuchos pararam de
>>>> bater.
>>>> Coloquei um ELF/Total 15W40 pra rodar uns 500Km e depois tirar e
>>>> colocar o definitivo pra rodar mais uns 3mil, quando ela completará
>>>> 120mil; aí volto ao normal que era de 8 em 8mil Km (5 em 5mil Milhas),
>>>> junto c o filtro Motorcraft. A STX nunca abaixou óleo...apesar de V6
>>>> 4.0, nossos motores são diferentes Fábio, o Argentino tem 210 cv,
>>>> contra os 183 cv declarados no americano...não tenho conhecimento
>>>> suficiente pra te dizer o que muda ou se o consumo de óleo no seu é
>>>> normal...em alguns motores mais "giradores" o consumo é previsto pela
>>>> engenharia e indicado no Manual...já ví avisos de que, em um modelo
>>>> específico, o consumo de até 1l a cada 10mil é normal! Vamos aguardar
>>>> os especialistas...MESTRE SEBAAAAAAA!!!!!!!!
>>>> Um dado interessante do Manual americano é a recomendação de se trocar
>>>> a cada 200horas de funcionamento do motor se o uso for constante do
>>>> motor LIGADO com o carro parado. Não há nada sobre a necessidade de
>>>> troca a cada ano, como já ouvi por aí e eu estou sem o meu em Portugês
>>>> agora!
>>>> Sobre o óleo, estou avaliando colocar o mesmo que uso na Alfa, que tem
>>>> um motor mais "girador", mas menos pesado...o MOTUL 10W40...mas ainda
>>>> vou procurar por um 5W40! Acho o MOTUL um dos melhores óleos
>>>> disponíveis no nosso mercado. Sempre uso os serviços de um cara que é
>>>> estudioso do assunto: Hemínio da HD Óleos...pra quem é de BH e região
>>>> recomendo (fica  atrás da Igreja do Calafate)...ele me vendo os
>>>> MILITECs tmb!
>>>> Não o utilizava (justo) na Ranjola, mas agora não fico sem...neste fds
>>>> vou lá ouví-lo a respeito do motor novo!
>>>> O Manual americano recomenda o 5W30 para temperaturas abaixo de -18*C
>>>> e 10W30 se não há esta severidade...embora coloque "PREFERRED" várias
>>>> vezes para o primeiro e ambos sintéticos! A classificação API é bem
>>>> clara: NEVER USE do SA ao SF!
>>>> Meu motor estava MUITO limpo por dentro, mas o coletor de admissão
>>>> estava lotado de crosta! Paguei $120 só pra limpá-lo!!! E olha que
>>>> sempre utilizei a VPower; o que continuarei fazendo...curioso!
>>>> Uma coisa fundamental tmb é o líquido de arrefecimento...é muito
>>>> importante colocar um de qualidade (uso o Motorcraft Etiloglicol) e
>>>> trocar nos intervalos certos (de 4 em 4 anos ou 80mil Km; outra vez,
>>>> conforme recomendação do Manual Yankee!).
>>>> Assunto bacana esse! É bom ver a Comuna na atividade novamente!
>>>>
>>>> Abç.,
>>>>
>>>> Guilherme Jardim
>>>> BHZ-STX'95
>>>> ---
>>>>
>>>>
>>>> Em 24/04/13, Helcio Valvano<hvalvano@gmail.com> escreveu:
>>>> > Que eu saiba, pode ser respiro de óleo entupido, combinado ou não com
>>>> perda
>>>> > de compressão pelos anéis....
>>>> >
>>>> > [ ]'s
>>>> > Helcio Valvano
>>>> > SJCampos/SP
>>>> > Em 24/04/2013 15:33, "Gouveia" <comunidaderanger@gmail.com> escreveu:
>>>> >
>>>> >> Comentaram uma coisa aqui que eu fiquei curioso: O fato de óleo
>>>> >> vazar
>>>> >> pela
>>>> >> vareta do medidor significa essencialmente algum problema? ou pode
>>>> >> ser
>>>> >> apenas óleo em excesso no motor?
>>>> >>
>>>> >> Carlos Gouveia (Govi)
>>>> >> Blumenau-Brasil
>>>> >>
>>>> >>
>>>> >> PP5PD
>>>> >> PX5P4004
>>>> >> www.twitter.com/iGovi
>>>> >> msn: cgouveia@msn.com
>>>> >> http://www.facebook.com/profile.php?id=100000166686667
>>>> >> https://profiles.google.com/102894081139513882296
>>>> >>
>>>> >>
>>>> >> 2013/4/24 Helcio Valvano <hvalvano@gmail.com>
>>>> >>
>>>> >>> Realmente o consumo está elevado. Isto não é normal.
>>>> >>>
>>>> >>> Mas Carlos, se houvesse vazamento de óleo pelas válvulas, seria de
>>>> >>> se
>>>> >>> esperar alguma fumaça no eacapamento nas reduções de velocidade em
>>>> freio
>>>> >>> motor.
>>>> >>>
>>>> >>> Qto a essa melosidade no respiro....sei não, mas as vezes pode ter
>>>> >>> algo
>>>> >>> a
>>>> >>> ver com a qualidade da gasolina. São hipóteses.... Difícil ser
>>>> >>> preciso
>>>> >>> sem
>>>> >>> ver os detalhes.
>>>> >>>
>>>> >>> Em tempo: Não existe isso de óleo p/ 5 mil, 10 ou 20 mil km.
>>>> >>> Os melhores exemplos de durabilidade de motor que eu já vi, pelo
>>>> >>> estado
>>>> >>> das partes internas, normalmente vinham de trocas (c/ filtro) por
>>>> >>> volta
>>>> >>> dos
>>>> >>> 5 mil km com óleo sintético ou semi. Nos meus carros eu nunca
>>>> ultrapassei
>>>> >>> 7
>>>> >>> mil km.
>>>> >>> E jamais além de 3 mil km com óleo mineral.
>>>> >>>
>>>> >>> [ ]'s
>>>> >>> Helcio Valvano
>>>> >>> SJCampos/SP
>>>> >>> Em 24/04/2013 14:16, "Carlos" <cgommersbach@gmail.com> escreveu:
>>>> >>>
>>>> >>> Eu normalmente troco o óleo e o filtro a cada 10k km. Fazia isso na
>>>> >>>> Ranjola durante os 10 anos que rodei com ela e em geral quando
>>>> >>>> tinha
>>>> já
>>>> >>>> 8k
>>>> >>>> rodados adicionava 0,5 a 0,75l. Eu tô achando o consumo de óleo do
>>>> >>>> teu
>>>> >>>> carro elevado. Também o excesso de lambuzeira no respiro não é
>>>> >>>> normal.
>>>> >>>> Faça
>>>> >>>> um teste de compressão, se bem que o óleo também pode descer pelas
>>>> >>>> hastes
>>>> >>>> das válvulas. No meu ver alguma coisa não está certo com esse
>>>> >>>> motor.
>>>> >>>>
>>>> >>>> Carlos
>>>> >>>>
>>>> >>>>
>>>> >>>> Em 24 de abril de 2013 13:52, Fábio <fabiofvn@yahoo.com.br>
>>>> >>>> escreveu:
>>>> >>>>
>>>> >>>>> Helcio,
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> a questão que o oleo é para 10.000km então é proporcional a
>>>> quantidade
>>>> >>>>> de litros que completo. no caso 3L
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> para chegar por exemplo a 5.000km com certeza teria completado 1
>>>> litro
>>>> >>>>> e uns quebrados...
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> entendeu? não tenho outra alternativa a não ser completar para
>>>> atingir
>>>> >>>>> o KM para proxima troca.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> ou então vou ter que trocar oleo a cada 3.000km ou menos sei la
>>>> >>>>> sem
>>>> >>>>> completar nada.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> por isso perguntei se alguem nota que baixa algo no oleo nas
>>>> >>>>> trocas.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> fico confuso demais sobre isso, tava lendo alguns manuais de
>>>> >>>>> outros
>>>> >>>>> carros e material na internet. tem situações que pode baixar até
>>>> >>>>> 1L
>>>> >>>>> a
>>>> >>>>> cada
>>>> >>>>> 1000km.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> meu uso não é severo.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> abraços
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>   ------------------------------
>>>> >>>>>  *De:* Helcio Valvano <hvalvano@gmail.com>
>>>> >>>>> *Para:* comunidaderanger <comunidaderanger@googlegroups.com>
>>>> >>>>> *Enviadas:* Quarta-feira, 24 de Abril de 2013 12:54
>>>> >>>>> *Assunto:* Re: [Comunidade Ranger] STX volta a vida! - duvidas...
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Fabio,
>>>> >>>>> Em caso de desgaste sério, haveria queima de óleo, baixaria o
>>>> >>>>> óleo
>>>> >>>>> do
>>>> >>>>> cárter, e provavelmente vc veria alguma fumaça típica no
>>>> >>>>> escapamento.
>>>> >>>>> Se não tem nada disso não é preocupante. Respiro de óleo é p/
>>>> >>>>> isso
>>>> >>>>> mesmo.
>>>> >>>>> E não caia nessa de ficar completando. Troca óleo e filtro a cada
>>>> >>>>> 5
>>>> ou
>>>> >>>>> 7 mil km e pronto, é o melhor a ser feito.
>>>> >>>>> [ ]'s
>>>> >>>>> Helcio Valvano
>>>> >>>>> SJCampos/SP
>>>> >>>>> Em 24/04/2013 11:50, "Fábio" <fabiofvn@yahoo.com.br> escreveu:
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Renato,
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> ja usei o mineral no começo 20w50 e baixava também... ai resolvi
>>>> mudar
>>>> >>>>> para o sintético. 5w30 melhorou os barulhos de tuchos e tal (tec
>>>> >>>>> tec)
>>>> >>>>> ai
>>>> >>>>> continuo usando até hoje.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> independente do óleo fico pensando nesse vapor e melado no
>>>> >>>>> suspiro.
>>>> >>>>>   ------------------------------
>>>> >>>>>  *De:* Renato Nogueira <renatoln@gmail.com>
>>>> >>>>> *Para:* comunidaderanger@googlegroups.com
>>>> >>>>> *Enviadas:* Quarta-feira, 24 de Abril de 2013 11:45
>>>> >>>>> *Assunto:* Re: [Comunidade Ranger] STX volta a vida! - duvidas...
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Em outro carro eu nao tive experiencia boa com óleo sintetico, o
>>>> >>>>> óleo
>>>> >>>>> ia sumindo.
>>>> >>>>> Troquei para semi-sintético e nao tive mais problema
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Em 24 de abril de 2013 11:43, Fábio <fabiofvn@yahoo.com.br>
>>>> escreveu:
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Renato troco os filtros de oleo e ar todos juntos a cada troca...
>>>> >>>>> e
>>>> >>>>> vou
>>>> >>>>> completando oleo até atingir no maximo 10.000km.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> uso oleo 100% sintetico.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> abraço
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>   ------------------------------
>>>> >>>>>  *De:* Renato Nogueira <renatoln@gmail.com>
>>>> >>>>> *Para:* comunidaderanger@googlegroups.com
>>>> >>>>> *Enviadas:* Quarta-feira, 24 de Abril de 2013 11:40
>>>> >>>>> *Assunto:* Re: [Comunidade Ranger] STX volta a vida! - duvidas...
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Completar a cada 10mil km, e qual o intervalo que vc usa pra
>>>> >>>>> fazer
>>>> >>>>> troca de óleo e filtro??
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Em 24 de abril de 2013 11:37, Diogo Stelmach
>>>> >>>>> <diogostelmach@gmail.com>escreveu:
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Poh, eu não completava nada na minha STX, trocava o oleo sempre a
>>>> cada
>>>> >>>>> 5mil km e ele ficava sempre no nivel.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Em 24 de abril de 2013 11:32, Fábio <fabiofvn@yahoo.com.br>
>>>> escreveu:
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>   Guilherme parabéns !!! imagino a sensação de ver funcionando
>>>> >>>>> novamente!
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Esse motor é o 4.0 ?
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>  tenho um numa 99 xlt a alguns anos ja...
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> a cada 10.000km estou completando uns 3 litros oleo. ja é antigo
>>>> >>>>> essa
>>>> >>>>> situação...
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> mas ja rodei mais de 40k com ela assim... ja fui em alguns
>>>> >>>>> mecânicos
>>>> >>>>> que comprovam que não esta fumando...
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> mas observo que sai muitos gases pelo respiro, nada de sair oleo
>>>> >>>>> pela
>>>> >>>>> vareta ou algo parecido, apenas vapor mesmo... e o suspiro chega
>>>> >>>>> a
>>>> >>>>> ficar
>>>> >>>>> melado de oleo, até passando para o filtro de ar...
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> ja comprei pcv nova, mas mesmo assim continua,
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> sei que pode ser um possivel desgastes dos anéis, ou então algum
>>>> >>>>> retentor de valvula...
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> fico cabreiro com isso, ainda não medi a taxa compressão dos
>>>> >>>>> cilindros,
>>>> >>>>> até sei la por medo.. auhahuauha
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> pois como você comentou e outros amigos também, é uma grana fazer
>>>> esse
>>>> >>>>> motor.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> caso comprove problemas no motor, ja pensei em coisas do tipo
>>>> >>>>> como
>>>> >>>>> trazer de fora, como você disse é uma burocracia do caramba.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> a unica coisa que me deixa de cabelo em pé na ranger é isso.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> alguém tem algum sintoma parecido nesse motor, ja mediram a média
>>>> >>>>> de
>>>> >>>>> quantos litros completam?
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> abraços
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> --- Em *ter, 23/4/13, Guilherme Jardim <gtcjardim@gmail.com>*
>>>> >>>>> escreveu:
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> De: Guilherme Jardim <gtcjardim@gmail.com>
>>>> >>>>> Assunto: [Comunidade Ranger] STX volta a vida!
>>>> >>>>> Para: comunidaderanger@googlegroups.com
>>>> >>>>> Data: Terça-feira, 23 de Abril de 2013, 18:15
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Caros,
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Tenho o imenso orgulho de compartilhar com vcs este momento: Após
>>>> mais
>>>> >>>>> de 2 anos consegui recuperar a minha STX!!!
>>>> >>>>> No fim de 2010 o pescador sugou uma borra solta por um flush não
>>>> >>>>> solicitado ou mesmo autorizado, na revisão de 150mil na FORLAN
>>>> >>>>> (Concessionária FORD que não assumiu nem parcialmente a culpa), e
>>>> >>>>> faltou lubrificação quando eu estava na estrada a uns 130km/h!
>>>> >>>>> Resumidamente: trincou um cabeçote e um conjunto de casquilhos
>>>> >>>>> sumiu!!!!
>>>> >>>>> Desmontei todo o motor e a coloquei sobre cavaletes, drenando
>>>> >>>>> todos
>>>> os
>>>> >>>>> fluidos tmb.
>>>> >>>>> Nesse tempo tentei importar um motor recondicionado pela própria
>>>> >>>>> FORD
>>>> >>>>> USA, mas não encontrei nenhum importador com coragem pra peitar a
>>>> >>>>> RF
>>>> >>>>> na alegação da proibição de importação de peça usada...nem eu
>>>> diga-se,
>>>> >>>>> pois não tive condições de arriscar a perder os $8mil.
>>>> >>>>> O caso é que, com a ajuda de muitos desta lista, fui garimpando e
>>>> >>>>> comprando peças de qualidade; a grande aquisição foi a de um
>>>> >>>>> motor
>>>> >>>>> inteiro, recem feito com peças Metal Leve, que agora tenho de
>>>> >>>>> "entulho" (se alguém se interessar, o vendo - vejam abaixo
>>>> >>>>> e-mails
>>>> >>>>> da
>>>> >>>>> época)!
>>>> >>>>> A brincadeira ficou pelos mesmos $8mil e é financeiramente
>>>> inviável...
>>>> >>>>> mas insanamente sensacional!!!
>>>> >>>>> Hoje a funcionamos e amanhã faremos um teste de rodagem!
>>>> >>>>> Uma curiosidade é que, como utilizo Nitrogênio nos pneus, mesmo
>>>> >>>>> após
>>>> 2
>>>> >>>>> anos, eles perderam menos de 5lb!
>>>> >>>>> Obrigado aos que me ajudaram e torceram!
>>>> >>>>> Vida longa à STX!!!
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Gde abç.,
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Guilherme Jardim
>>>> >>>>> BHZ-STX'95
>>>> >>>>> ---
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Em 04/11/12, Eduardo Soneca<jeepeirosonec@gmail.com> escreveu:
>>>> >>>>> > ops
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> > foi na lista era PVT
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> > :-(
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> > Em 3 de novembro de 2012 22:31, Beto Lacerda
>>>> >>>>> > <betolacerdaneto@gmail.com>escreveu:
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> >> MJ style ...
>>>> >>>>> >> Em 03/11/2012 21:27, "Guilherme Jardim" <gtcjardim@gmail.com>
>>>> >>>>> escreveu:
>>>> >>>>> >>
>>>> >>>>> >> Prezados,
>>>> >>>>> >>> Recentemente comprei um motor para aproveitar umas peças e o
>>>> estou
>>>> >>>>> >>> revendendo na Comunidade por R$2mil (sem frete).
>>>> >>>>> >>> Mas atenção! Não se trata de um motor em funcionamento!
>>>> >>>>> >>> Ele está desmontado mas completo e em BH; porém com um dos
>>>> >>>>> >>> cabeçotes
>>>> >>>>> >>> com uma trinca entre a sede de válvulas, o outro com um
>>>> >>>>> >>> empeno
>>>> >>>>> >>> de
>>>> >>>>> >>> 0,10. O bloco está retificado para 2 medidas. Os pistons são
>>>> >>>>> originais
>>>> >>>>> >>> FORD STD. O virabrequin precisa de retífica.
>>>> >>>>> >>> Não vai com casquilhos, juntas e retentores, mas todo o
>>>> >>>>> >>> restante
>>>> >>>>> >>> de
>>>> >>>>> um
>>>> >>>>> >>> motor parcial está lá.
>>>> >>>>> >>> Aceito troca em peças FORD/MOTORCRAFT que necessito para
>>>> >>>>> >>> remontar
>>>> >>>>> >>> o
>>>> >>>>> >>> meu (jogo de juntas, retentores, casquilhos, bomba de óleo,
>>>> dentre
>>>> >>>>> >>> outros).
>>>> >>>>> >>> Interessados, peço a gentileza de me contatar em pvt.
>>>> >>>>> >>> Abç.,
>>>> >>>>> >>> Guilherme Jardim
>>>> >>>>> >>>
>>>> >>>>> >>> --
>>>> >>>>> >>> Enviado do meu celular
>>>> >>>>> >>>
>>>> >>>>> >>> --
>>>> >>>>> >>> Visite nosso site oficial: www.comunidaderanger.com.br
>>>> >>>>> >>>
>>>> >>>>> >>> Para enviar mensagens para o grupo, envie e-mail para
>>>> >>>>> >>> comunidaderanger@googlegroups.com
>>>> >>>>> >>> Para sair do grupo, envie e-mail para
>>>> >>>>> >>> comunidaderanger-unsubscribe@googlegroups.com
>>>> >>>>> >>> Para convidar outros colegas, peçam para ele enviar uma
>>>> >>>>> >>> mensagem
>>>> >>>>> para:
>>>> >>>>> >>> comunidaderanger-subscribe@googlegroups.com
>>>> >>>>> >>> Para envio de mensagens com conteúdo "OFF-TOPIC" do objetivo
>>>> >>>>> >>> da
>>>> >>>>> lista,
>>>> >>>>> >>> inclua "OT:" no inicio do titulo da mensagem. assim os
>>>> >>>>> >>> filtros
>>>> >>>>> >>> de
>>>> >>>>> email
>>>> >>>>> >>> funcionam corretamente.
>>>> >>>>> >>> Para mais informações, visite o site da lista de discussão:
>>>> >>>>> >>> http://groups.google.com/group/comunidaderanger
>>>> >>>>> >>>
>>>> >>>>> >>  --
>>>> >>>>> >> Visite nosso site oficial: www.comunidaderanger.com.br
>>>> >>>>> >>
>>>> >>>>> >> Para enviar mensagens para o grupo, envie e-mail para
>>>> >>>>> >> comunidaderanger@googlegroups.com
>>>> >>>>> >> Para sair do grupo, envie e-mail para
>>>> >>>>> >> comunidaderanger-unsubscribe@googlegroups.com
>>>> >>>>> >> Para convidar outros colegas, peçam para ele enviar uma
>>>> >>>>> >> mensagem
>>>> >>>>> para:
>>>> >>>>> >> comunidaderanger-subscribe@googlegroups.com
>>>> >>>>> >> Para envio de mensagens com conteúdo "OFF-TOPIC" do objetivo
>>>> >>>>> >> da
>>>> >>>>> lista,
>>>> >>>>> >> inclua "OT:" no inicio do titulo da mensagem. assim os filtros
>>>> >>>>> >> de
>>>> >>>>> email
>>>> >>>>> >> funcionam corretamente.
>>>> >>>>> >> Para mais informações, visite o site da lista de discussão:
>>>> >>>>> >> http://groups.google.com/group/comunidaderanger
>>>> >>>>> >>
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> > --
>>>> >>>>> > Sonec@
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> > Vende-se FIESTA
>>>> >>>>> > http://www.seminovosbh.com.br/veiculo/codigo/375184
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> > --
>>>> >>>>> > Visite nosso site oficial: www.comunidaderanger.com.br
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> > Para enviar mensagens para o grupo, envie e-mail para
>>>> >>>>> > comunidaderanger@googlegroups.com
>>>> >>>>> > Para sair do grupo, envie e-mail para
>>>> >>>>> > comunidaderanger-unsubscribe@googlegroups.com
>>>> >>>>> > Para convidar outros colegas, peçam para ele enviar uma
>>>> >>>>> > mensagem
>>>> >>>>> > para:
>>>> >>>>> > comunidaderanger-subscribe@googlegroups.com
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>>>> >>>> Carlos Gommersbach
>>>> >>>>
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Re: [Comunidade Ranger] STX volta a vida! - duvidas...

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Fábio,
Voltando ao assunto, como você limpa a mangueirinha?
Abç.,
Guilherme Jardim
BHZ-STX'95
---


Em 25/04/13, Fábio<fabiofvn@yahoo.com.br> escreveu:
> Helcio,
>
> é a valvula PCV vai na tampa de valvula e tem uma mangueirinha que liga no
> coletor.
>
> facil de limpa-la, a cada troca de oleo verifico ela.
>
> abraço
>
>
> ________________________________
> De: Helcio Valvano <hvalvano@gmail.com>
> Para: comunidaderanger <comunidaderanger@googlegroups.com>
> Enviadas: Quinta-feira, 25 de Abril de 2013 8:40
> Assunto: Re: [Comunidade Ranger] STX volta a vida! - duvidas...
>
>
>
> Gulherme, que eu saiba existe sim uma válvula do blow-by, mas até obde sei é
> só uma válvula unidirecional, não pilotada por nada, cujas funções são uma a
> óbvia de garantir fluxo unidirecional do cárter para a admissão, e outra
> função secundária de só deixar passar vapor de óleo, jamais óleo em fase
> líquida, por motivos tbm óbvios....
> Não tenho fotos do q eu fiz, mas era muito simples.... Adaptava tal filtro
> pqno na saída do tubo do respiro que originalmente encaixava no tubo de
> admissão. Depois selava a entrada na admissão com um tampão e uma
> braçadeira. Simples mesmo.
> [ ]'s
> Helcio Valvano
> SJCampos/SP
> Em 25/04/2013 06:24, "Guilherme Jardim" <gtcjardim@gmail.com> escreveu:
>
> Boa Valvano!
>>Bem lembrado sobre os OHC x SOHC...e, sim = 162cv!
>>Sobre o Militec, eu gosto e uso...o único carro q não usava era a
>>Ranger; acredito que o estrago ia ser menor!
>>Sobre a crosta do coletor, está certíssimo mesmo! Agora me lembrei.
>>Sobre isso, não sei se é balela ambiental, onde os fins justificam os
>>meios, mas não há também uma necessidade de jogá-lo na mistura para
>>diminuir a temperatura (sendo a válvula responsável por não deixar
>>passar qdo frio), diminuindo a possibilidade de pré-ignição? Ou isso é
>>só com os gases já queimados?
>>Essa sua adaptação é tentadora, pois eu pude ver os efeitos
>>nocivos...ver e sentir no bolso!!! Tem fotos ou esquema?
>>Agora ela está com um barulho daquelas banheiras americanas (o que
>>realmente ela o é), que não me lembrava de ouvir! É um barulho
>>parecendo de turbina mais grave!!!! Tipo um sopro... É bem legal!!!
>>Será q é o ar passando pelo coletor limpo? Kkk!
>>Abç.,
>>Guilherme Jardim
>>BHZ-STX'95
>>---
>>
>>
>>Em 24/04/13, Helcio Valvano<hvalvano@gmail.com> escreveu:
>>> Guilherme e demais...
>>>
>>> Ao que me conste, o 4.0 V6 OHV (overhead valves) que equipa a maioria
>>> das
>>> Rangers, sejam argentinas ou americanas, tem 162 cv.
>>> Quem tem 210 cv é o 4.0 V6 SOHC (single overhead camshaft), que equipa
>>> as
>>> últimas Rangers V6, as 2001 snme.
>>>
>>> Motul é dos melhores óleos que conheço, mas não confio nada em Militec.
>>> Respeito quem use, mas se fosse muito bom, algo similar já teria sido
>>> desenvolvido por algum dos grandes fornecedores de óleo, quem sabe
>>> estaria
>>> até na F1 ....
>>>
>>> Em minha ex Explo XLT só usava Havoline 5W30, e a vendi com 210 mil km
>>> sem
>>> baixar óleo, trocados a cada 7000 km.
>>>
>>> Sobre a sujeira no coletor de admissão, isso não tem muito a ver com a
>>> gasolina em si, afinal ela é injetada já muito no finalzinho do coletor,
>>> praticamente sobre as válvulas. Esse raciocínio só seria válido num
>>> motor
>>> carburado ou com injeção monoponto. Essa crosta vem justamente de
>>> depósitos
>>> de óleo aspirados através do respiro de óleo. Esses respiros de óleo tem
>>> basicamente duas funções, uma é aliviar a pressão de vapores de óleo no
>>> cárter, e a segunda utilizar tais vapores na combustão do motor,
>>> evitando
>>> que sejam despejados na atmosfera, constituindo poluição veicular.
>>> Exatamente o que ocorre em meu Puma .... :P
>>>
>>> Porém rodei um tempão com minha Explo assim, soprando o respiro de óleo
>>> p/
>>> um tipo de filtro esportivo pequeno, facilmente encontrado em lojas de
>>> artigo p/ preparação de motores, e então isolando sua entrada na
>>> admissão,
>>> logo após o filtro. Confesso que desconheço qquer efeito negativo além
>>> do
>>> ambiental. Rodei no mínimo uns 50 mil km assim, sem impacto negativo. Qto
>>> a
>>> impacto positivo ?? Bem, de que adiantava um belo (e caro) filtro de ar
>>> K&N
>>> "in box" sendo que o respiro não parava de soprar "contaminantes" dentro
>>> do
>>> coletor de admissão ?? Como resultado, nunca mais precisei limpar a
>>> borboleta do acelerador .... rsss
>>>
>>> É aí que entra a parte da gasolina, ao menos eu acho. A gasolina em si
>>> não
>>> suja o coletor de admissão, mas principalmente se for de má qualidade,
>>> com
>>> solventes extras em sua composição, esses potencialmente contaminarão o
>>> óleo, o dissolvendo e produzindo mais vapores contaminados prontos p/ se
>>> depositarem ao longo de seu caminho natural até a combustão,
>>> carbonizando
>>> tudo pelo caminho. Coletor de admissão incluso.
>>>
>>>
>>> [ ]'s
>>> Helcio Valvano
>>> SJCampos / SP
>>>
>>>
>>> Em 24 de abril de 2013 20:03, Guilherme Jardim
>>> <gtcjardim@gmail.com>escreveu:
>>>
>>>> Fábio e demais,
>>>>
>>>> Sempre usei o Magnatec (infelizmente não tenho aqui a especificação
>>>> dele...acho que é 10W40...acho!), depois dos 100milKm passei pro
>>>> Motorcraft mais fino (acho q 5W40) e realmente os tuchos pararam de
>>>> bater.
>>>> Coloquei um ELF/Total 15W40 pra rodar uns 500Km e depois tirar e
>>>> colocar o definitivo pra rodar mais uns 3mil, quando ela completará
>>>> 120mil; aí volto ao normal que era de 8 em 8mil Km (5 em 5mil Milhas),
>>>> junto c o filtro Motorcraft. A STX nunca abaixou óleo...apesar de V6
>>>> 4.0, nossos motores são diferentes Fábio, o Argentino tem 210 cv,
>>>> contra os 183 cv declarados no americano...não tenho conhecimento
>>>> suficiente pra te dizer o que muda ou se o consumo de óleo no seu é
>>>> normal...em alguns motores mais "giradores" o consumo é previsto pela
>>>> engenharia e indicado no Manual...já ví avisos de que, em um modelo
>>>> específico, o consumo de até 1l a cada 10mil é normal! Vamos aguardar
>>>> os especialistas...MESTRE SEBAAAAAAA!!!!!!!!
>>>> Um dado interessante do Manual americano é a recomendação de se trocar
>>>> a cada 200horas de funcionamento do motor se o uso for constante do
>>>> motor LIGADO com o carro parado. Não há nada sobre a necessidade de
>>>> troca a cada ano, como já ouvi por aí e eu estou sem o meu em Portugês
>>>> agora!
>>>> Sobre o óleo, estou avaliando colocar o mesmo que uso na Alfa, que tem
>>>> um motor mais "girador", mas menos pesado...o MOTUL 10W40...mas ainda
>>>> vou procurar por um 5W40! Acho o MOTUL um dos melhores óleos
>>>> disponíveis no nosso mercado. Sempre uso os serviços de um cara que é
>>>> estudioso do assunto: Hemínio da HD Óleos...pra quem é de BH e região
>>>> recomendo (fica  atrás da Igreja do Calafate)...ele me vendo os
>>>> MILITECs tmb!
>>>> Não o utilizava (justo) na Ranjola, mas agora não fico sem...neste fds
>>>> vou lá ouví-lo a respeito do motor novo!
>>>> O Manual americano recomenda o 5W30 para temperaturas abaixo de -18*C
>>>> e 10W30 se não há esta severidade...embora coloque "PREFERRED" várias
>>>> vezes para o primeiro e ambos sintéticos! A classificação API é bem
>>>> clara: NEVER USE do SA ao SF!
>>>> Meu motor estava MUITO limpo por dentro, mas o coletor de admissão
>>>> estava lotado de crosta! Paguei $120 só pra limpá-lo!!! E olha que
>>>> sempre utilizei a VPower; o que continuarei fazendo...curioso!
>>>> Uma coisa fundamental tmb é o líquido de arrefecimento...é muito
>>>> importante colocar um de qualidade (uso o Motorcraft Etiloglicol) e
>>>> trocar nos intervalos certos (de 4 em 4 anos ou 80mil Km; outra vez,
>>>> conforme recomendação do Manual Yankee!).
>>>> Assunto bacana esse! É bom ver a Comuna na atividade novamente!
>>>>
>>>> Abç.,
>>>>
>>>> Guilherme Jardim
>>>> BHZ-STX'95
>>>> ---
>>>>
>>>>
>>>> Em 24/04/13, Helcio Valvano<hvalvano@gmail.com> escreveu:
>>>> > Que eu saiba, pode ser respiro de óleo entupido, combinado ou não com
>>>> perda
>>>> > de compressão pelos anéis....
>>>> >
>>>> > [ ]'s
>>>> > Helcio Valvano
>>>> > SJCampos/SP
>>>> > Em 24/04/2013 15:33, "Gouveia" <comunidaderanger@gmail.com> escreveu:
>>>> >
>>>> >> Comentaram uma coisa aqui que eu fiquei curioso: O fato de óleo
>>>> >> vazar
>>>> >> pela
>>>> >> vareta do medidor significa essencialmente algum problema? ou pode
>>>> >> ser
>>>> >> apenas óleo em excesso no motor?
>>>> >>
>>>> >> Carlos Gouveia (Govi)
>>>> >> Blumenau-Brasil
>>>> >>
>>>> >>
>>>> >> PP5PD
>>>> >> PX5P4004
>>>> >> www.twitter.com/iGovi
>>>> >> msn: cgouveia@msn.com
>>>> >> http://www.facebook.com/profile.php?id=100000166686667
>>>> >> https://profiles.google.com/102894081139513882296
>>>> >>
>>>> >>
>>>> >> 2013/4/24 Helcio Valvano <hvalvano@gmail.com>
>>>> >>
>>>> >>> Realmente o consumo está elevado. Isto não é normal.
>>>> >>>
>>>> >>> Mas Carlos, se houvesse vazamento de óleo pelas válvulas, seria de
>>>> >>> se
>>>> >>> esperar alguma fumaça no eacapamento nas reduções de velocidade em
>>>> freio
>>>> >>> motor.
>>>> >>>
>>>> >>> Qto a essa melosidade no respiro....sei não, mas as vezes pode ter
>>>> >>> algo
>>>> >>> a
>>>> >>> ver com a qualidade da gasolina. São hipóteses.... Difícil ser
>>>> >>> preciso
>>>> >>> sem
>>>> >>> ver os detalhes.
>>>> >>>
>>>> >>> Em tempo: Não existe isso de óleo p/ 5 mil, 10 ou 20 mil km.
>>>> >>> Os melhores exemplos de durabilidade de motor que eu já vi, pelo
>>>> >>> estado
>>>> >>> das partes internas, normalmente vinham de trocas (c/ filtro) por
>>>> >>> volta
>>>> >>> dos
>>>> >>> 5 mil km com óleo sintético ou semi. Nos meus carros eu nunca
>>>> ultrapassei
>>>> >>> 7
>>>> >>> mil km.
>>>> >>> E jamais além de 3 mil km com óleo mineral.
>>>> >>>
>>>> >>> [ ]'s
>>>> >>> Helcio Valvano
>>>> >>> SJCampos/SP
>>>> >>> Em 24/04/2013 14:16, "Carlos" <cgommersbach@gmail.com> escreveu:
>>>> >>>
>>>> >>> Eu normalmente troco o óleo e o filtro a cada 10k km. Fazia isso na
>>>> >>>> Ranjola durante os 10 anos que rodei com ela e em geral quando
>>>> >>>> tinha
>>>> já
>>>> >>>> 8k
>>>> >>>> rodados adicionava 0,5 a 0,75l. Eu tô achando o consumo de óleo do
>>>> >>>> teu
>>>> >>>> carro elevado. Também o excesso de lambuzeira no respiro não é
>>>> >>>> normal.
>>>> >>>> Faça
>>>> >>>> um teste de compressão, se bem que o óleo também pode descer pelas
>>>> >>>> hastes
>>>> >>>> das válvulas. No meu ver alguma coisa não está certo com esse
>>>> >>>> motor.
>>>> >>>>
>>>> >>>> Carlos
>>>> >>>>
>>>> >>>>
>>>> >>>> Em 24 de abril de 2013 13:52, Fábio <fabiofvn@yahoo.com.br>
>>>> >>>> escreveu:
>>>> >>>>
>>>> >>>>> Helcio,
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> a questão que o oleo é para 10.000km então é proporcional a
>>>> quantidade
>>>> >>>>> de litros que completo. no caso 3L
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> para chegar por exemplo a 5.000km com certeza teria completado 1
>>>> litro
>>>> >>>>> e uns quebrados...
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> entendeu? não tenho outra alternativa a não ser completar para
>>>> atingir
>>>> >>>>> o KM para proxima troca.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> ou então vou ter que trocar oleo a cada 3.000km ou menos sei la
>>>> >>>>> sem
>>>> >>>>> completar nada.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> por isso perguntei se alguem nota que baixa algo no oleo nas
>>>> >>>>> trocas.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> fico confuso demais sobre isso, tava lendo alguns manuais de
>>>> >>>>> outros
>>>> >>>>> carros e material na internet. tem situações que pode baixar até
>>>> >>>>> 1L
>>>> >>>>> a
>>>> >>>>> cada
>>>> >>>>> 1000km.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> meu uso não é severo.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> abraços
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>   ------------------------------
>>>> >>>>>  *De:* Helcio Valvano <hvalvano@gmail.com>
>>>> >>>>> *Para:* comunidaderanger <comunidaderanger@googlegroups.com>
>>>> >>>>> *Enviadas:* Quarta-feira, 24 de Abril de 2013 12:54
>>>> >>>>> *Assunto:* Re: [Comunidade Ranger] STX volta a vida! - duvidas...
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Fabio,
>>>> >>>>> Em caso de desgaste sério, haveria queima de óleo, baixaria o
>>>> >>>>> óleo
>>>> >>>>> do
>>>> >>>>> cárter, e provavelmente vc veria alguma fumaça típica no
>>>> >>>>> escapamento.
>>>> >>>>> Se não tem nada disso não é preocupante. Respiro de óleo é p/
>>>> >>>>> isso
>>>> >>>>> mesmo.
>>>> >>>>> E não caia nessa de ficar completando. Troca óleo e filtro a cada
>>>> >>>>> 5
>>>> ou
>>>> >>>>> 7 mil km e pronto, é o melhor a ser feito.
>>>> >>>>> [ ]'s
>>>> >>>>> Helcio Valvano
>>>> >>>>> SJCampos/SP
>>>> >>>>> Em 24/04/2013 11:50, "Fábio" <fabiofvn@yahoo.com.br> escreveu:
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Renato,
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> ja usei o mineral no começo 20w50 e baixava também... ai resolvi
>>>> mudar
>>>> >>>>> para o sintético. 5w30 melhorou os barulhos de tuchos e tal (tec
>>>> >>>>> tec)
>>>> >>>>> ai
>>>> >>>>> continuo usando até hoje.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> independente do óleo fico pensando nesse vapor e melado no
>>>> >>>>> suspiro.
>>>> >>>>>   ------------------------------
>>>> >>>>>  *De:* Renato Nogueira <renatoln@gmail.com>
>>>> >>>>> *Para:* comunidaderanger@googlegroups.com
>>>> >>>>> *Enviadas:* Quarta-feira, 24 de Abril de 2013 11:45
>>>> >>>>> *Assunto:* Re: [Comunidade Ranger] STX volta a vida! - duvidas...
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Em outro carro eu nao tive experiencia boa com óleo sintetico, o
>>>> >>>>> óleo
>>>> >>>>> ia sumindo.
>>>> >>>>> Troquei para semi-sintético e nao tive mais problema
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Em 24 de abril de 2013 11:43, Fábio <fabiofvn@yahoo.com.br>
>>>> escreveu:
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Renato troco os filtros de oleo e ar todos juntos a cada troca...
>>>> >>>>> e
>>>> >>>>> vou
>>>> >>>>> completando oleo até atingir no maximo 10.000km.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> uso oleo 100% sintetico.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> abraço
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>   ------------------------------
>>>> >>>>>  *De:* Renato Nogueira <renatoln@gmail.com>
>>>> >>>>> *Para:* comunidaderanger@googlegroups.com
>>>> >>>>> *Enviadas:* Quarta-feira, 24 de Abril de 2013 11:40
>>>> >>>>> *Assunto:* Re: [Comunidade Ranger] STX volta a vida! - duvidas...
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Completar a cada 10mil km, e qual o intervalo que vc usa pra
>>>> >>>>> fazer
>>>> >>>>> troca de óleo e filtro??
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Em 24 de abril de 2013 11:37, Diogo Stelmach
>>>> >>>>> <diogostelmach@gmail.com>escreveu:
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Poh, eu não completava nada na minha STX, trocava o oleo sempre a
>>>> cada
>>>> >>>>> 5mil km e ele ficava sempre no nivel.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Em 24 de abril de 2013 11:32, Fábio <fabiofvn@yahoo.com.br>
>>>> escreveu:
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>   Guilherme parabéns !!! imagino a sensação de ver funcionando
>>>> >>>>> novamente!
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Esse motor é o 4.0 ?
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>  tenho um numa 99 xlt a alguns anos ja...
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> a cada 10.000km estou completando uns 3 litros oleo. ja é antigo
>>>> >>>>> essa
>>>> >>>>> situação...
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> mas ja rodei mais de 40k com ela assim... ja fui em alguns
>>>> >>>>> mecânicos
>>>> >>>>> que comprovam que não esta fumando...
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> mas observo que sai muitos gases pelo respiro, nada de sair oleo
>>>> >>>>> pela
>>>> >>>>> vareta ou algo parecido, apenas vapor mesmo... e o suspiro chega
>>>> >>>>> a
>>>> >>>>> ficar
>>>> >>>>> melado de oleo, até passando para o filtro de ar...
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> ja comprei pcv nova, mas mesmo assim continua,
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> sei que pode ser um possivel desgastes dos anéis, ou então algum
>>>> >>>>> retentor de valvula...
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> fico cabreiro com isso, ainda não medi a taxa compressão dos
>>>> >>>>> cilindros,
>>>> >>>>> até sei la por medo.. auhahuauha
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> pois como você comentou e outros amigos também, é uma grana fazer
>>>> esse
>>>> >>>>> motor.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> caso comprove problemas no motor, ja pensei em coisas do tipo
>>>> >>>>> como
>>>> >>>>> trazer de fora, como você disse é uma burocracia do caramba.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> a unica coisa que me deixa de cabelo em pé na ranger é isso.
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> alguém tem algum sintoma parecido nesse motor, ja mediram a média
>>>> >>>>> de
>>>> >>>>> quantos litros completam?
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> abraços
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> --- Em *ter, 23/4/13, Guilherme Jardim <gtcjardim@gmail.com>*
>>>> >>>>> escreveu:
>>>> >>>>>
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> De: Guilherme Jardim <gtcjardim@gmail.com>
>>>> >>>>> Assunto: [Comunidade Ranger] STX volta a vida!
>>>> >>>>> Para: comunidaderanger@googlegroups.com
>>>> >>>>> Data: Terça-feira, 23 de Abril de 2013, 18:15
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Caros,
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Tenho o imenso orgulho de compartilhar com vcs este momento: Após
>>>> mais
>>>> >>>>> de 2 anos consegui recuperar a minha STX!!!
>>>> >>>>> No fim de 2010 o pescador sugou uma borra solta por um flush não
>>>> >>>>> solicitado ou mesmo autorizado, na revisão de 150mil na FORLAN
>>>> >>>>> (Concessionária FORD que não assumiu nem parcialmente a culpa), e
>>>> >>>>> faltou lubrificação quando eu estava na estrada a uns 130km/h!
>>>> >>>>> Resumidamente: trincou um cabeçote e um conjunto de casquilhos
>>>> >>>>> sumiu!!!!
>>>> >>>>> Desmontei todo o motor e a coloquei sobre cavaletes, drenando
>>>> >>>>> todos
>>>> os
>>>> >>>>> fluidos tmb.
>>>> >>>>> Nesse tempo tentei importar um motor recondicionado pela própria
>>>> >>>>> FORD
>>>> >>>>> USA, mas não encontrei nenhum importador com coragem pra peitar a
>>>> >>>>> RF
>>>> >>>>> na alegação da proibição de importação de peça usada...nem eu
>>>> diga-se,
>>>> >>>>> pois não tive condições de arriscar a perder os $8mil.
>>>> >>>>> O caso é que, com a ajuda de muitos desta lista, fui garimpando e
>>>> >>>>> comprando peças de qualidade; a grande aquisição foi a de um
>>>> >>>>> motor
>>>> >>>>> inteiro, recem feito com peças Metal Leve, que agora tenho de
>>>> >>>>> "entulho" (se alguém se interessar, o vendo - vejam abaixo
>>>> >>>>> e-mails
>>>> >>>>> da
>>>> >>>>> época)!
>>>> >>>>> A brincadeira ficou pelos mesmos $8mil e é financeiramente
>>>> inviável...
>>>> >>>>> mas insanamente sensacional!!!
>>>> >>>>> Hoje a funcionamos e amanhã faremos um teste de rodagem!
>>>> >>>>> Uma curiosidade é que, como utilizo Nitrogênio nos pneus, mesmo
>>>> >>>>> após
>>>> 2
>>>> >>>>> anos, eles perderam menos de 5lb!
>>>> >>>>> Obrigado aos que me ajudaram e torceram!
>>>> >>>>> Vida longa à STX!!!
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Gde abç.,
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Guilherme Jardim
>>>> >>>>> BHZ-STX'95
>>>> >>>>> ---
>>>> >>>>>
>>>> >>>>> Em 04/11/12, Eduardo Soneca<jeepeirosonec@gmail.com> escreveu:
>>>> >>>>> > ops
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> > foi na lista era PVT
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> > :-(
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> > Em 3 de novembro de 2012 22:31, Beto Lacerda
>>>> >>>>> > <betolacerdaneto@gmail.com>escreveu:
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> >> MJ style ...
>>>> >>>>> >> Em 03/11/2012 21:27, "Guilherme Jardim" <gtcjardim@gmail.com>
>>>> >>>>> escreveu:
>>>> >>>>> >>
>>>> >>>>> >> Prezados,
>>>> >>>>> >>> Recentemente comprei um motor para aproveitar umas peças e o
>>>> estou
>>>> >>>>> >>> revendendo na Comunidade por R$2mil (sem frete).
>>>> >>>>> >>> Mas atenção! Não se trata de um motor em funcionamento!
>>>> >>>>> >>> Ele está desmontado mas completo e em BH; porém com um dos
>>>> >>>>> >>> cabeçotes
>>>> >>>>> >>> com uma trinca entre a sede de válvulas, o outro com um
>>>> >>>>> >>> empeno
>>>> >>>>> >>> de
>>>> >>>>> >>> 0,10. O bloco está retificado para 2 medidas. Os pistons são
>>>> >>>>> originais
>>>> >>>>> >>> FORD STD. O virabrequin precisa de retífica.
>>>> >>>>> >>> Não vai com casquilhos, juntas e retentores, mas todo o
>>>> >>>>> >>> restante
>>>> >>>>> >>> de
>>>> >>>>> um
>>>> >>>>> >>> motor parcial está lá.
>>>> >>>>> >>> Aceito troca em peças FORD/MOTORCRAFT que necessito para
>>>> >>>>> >>> remontar
>>>> >>>>> >>> o
>>>> >>>>> >>> meu (jogo de juntas, retentores, casquilhos, bomba de óleo,
>>>> dentre
>>>> >>>>> >>> outros).
>>>> >>>>> >>> Interessados, peço a gentileza de me contatar em pvt.
>>>> >>>>> >>> Abç.,
>>>> >>>>> >>> Guilherme Jardim
>>>> >>>>> >>>
>>>> >>>>> >>> --
>>>> >>>>> >>> Enviado do meu celular
>>>> >>>>> >>>
>>>> >>>>> >>> --
>>>> >>>>> >>> Visite nosso site oficial: www.comunidaderanger.com.br
>>>> >>>>> >>>
>>>> >>>>> >>> Para enviar mensagens para o grupo, envie e-mail para
>>>> >>>>> >>> comunidaderanger@googlegroups.com
>>>> >>>>> >>> Para sair do grupo, envie e-mail para
>>>> >>>>> >>> comunidaderanger-unsubscribe@googlegroups.com
>>>> >>>>> >>> Para convidar outros colegas, peçam para ele enviar uma
>>>> >>>>> >>> mensagem
>>>> >>>>> para:
>>>> >>>>> >>> comunidaderanger-subscribe@googlegroups.com
>>>> >>>>> >>> Para envio de mensagens com conteúdo "OFF-TOPIC" do objetivo
>>>> >>>>> >>> da
>>>> >>>>> lista,
>>>> >>>>> >>> inclua "OT:" no inicio do titulo da mensagem. assim os
>>>> >>>>> >>> filtros
>>>> >>>>> >>> de
>>>> >>>>> email
>>>> >>>>> >>> funcionam corretamente.
>>>> >>>>> >>> Para mais informações, visite o site da lista de discussão:
>>>> >>>>> >>> http://groups.google.com/group/comunidaderanger
>>>> >>>>> >>>
>>>> >>>>> >>  --
>>>> >>>>> >> Visite nosso site oficial: www.comunidaderanger.com.br
>>>> >>>>> >>
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>>>> >>>>> >> Para sair do grupo, envie e-mail para
>>>> >>>>> >> comunidaderanger-unsubscribe@googlegroups.com
>>>> >>>>> >> Para convidar outros colegas, peçam para ele enviar uma
>>>> >>>>> >> mensagem
>>>> >>>>> para:
>>>> >>>>> >> comunidaderanger-subscribe@googlegroups.com
>>>> >>>>> >> Para envio de mensagens com conteúdo "OFF-TOPIC" do objetivo
>>>> >>>>> >> da
>>>> >>>>> lista,
>>>> >>>>> >> inclua "OT:" no inicio do titulo da mensagem. assim os filtros
>>>> >>>>> >> de
>>>> >>>>> email
>>>> >>>>> >> funcionam corretamente.
>>>> >>>>> >> Para mais informações, visite o site da lista de discussão:
>>>> >>>>> >> http://groups.google.com/group/comunidaderanger
>>>> >>>>> >>
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> > --
>>>> >>>>> > Sonec@
>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> > Vende-se FIESTA
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>>>> >>>>> >
>>>> >>>>> > --
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