segunda-feira, 31 de agosto de 2009

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Estacionar na rua é seguro?

Posted: 30 Aug 2009 09:41 PM PDT

Nas grandes cidades, encontrar um vaga para estacionar já é, por si só, um desafio e tanto. As poucas vagas que ainda não são cobradas por parquímetros ou fiscais à serviço das prefeituras nas regiões de movimento acabam ficando na mão de flanelinhas que, muitas vezes cobram mais caro que os estacionamentos privados das redondezas. O serviço de Valet (manobrista) está cada vez mais comum, principalmente em regiões de bares, restaurantes e “baladas” e, ainda assim, se você encontrar uma vaga na rua, deve verificar se o estacionamento ali não é proibido para não tomar uma multa e correr o risco de ter o carro guinchado. Estas são as maneiras mais comuns de estacionar o carro onde há grande movimentação de veículos: estacionamentos, “área azul” ou flanelinhas.

flanelinha

É importante saber que quando você paga para alguém ou alguma empresa cuidar do seu carro, alguns direitos lhe são conferidos pela lei. Porém, você só poderá usar estes direitos se você tiver o recibo de pagamento. Então, esqueça o flanelinha, a não ser que não haja outra opção. Recentemente a rede Globo, através do programa Bom Dia Brasil e do portal G1, publicou uma matéria sobre este problema recorrente das grandes cidades, e resolvemos complementá-la.

A responsabilidade pela guarda do seu veículo não inclui somente os estacionamentos tradiocionais. Todo o estabelecimento que oferece estacionamento para usuários ou clientes, seja gratuitamente ou pago (como supermercados, shopping centers, oficinas mecânicas, lava-rápido, valets e área azul) são responsáveis por todo o patrimônio que você deixou sob os cuidados destas empresas. Porém, é comum vermos a informação:

“Não nos responsabilizamos por objetos deixados no interior do veículo.”

Estacionamento

Considerando as determinações do Procon este é um aviso que pode ser ignorado pois os estabelecimentos SÃO RESPONSÁVEIS SIM pelos seus objetos dentro do carro. O aviso serve apenas como intimidação ou um convite para que você não deixe seus pertences dentro do veículo. Alguns municípios do país já obrigam que os estacionamentos tenham seguro dos carros ali deixados e muitos já oferecem estacionamento com seguro, mesmo sem a obrigatoriedade.

Em qualquer situação de estacionamento ou entrega da guarda do veículo, exija o comprovante. Isto serve para valets, oficinas mecânicas e qualquer outro local em que você estará adquirindo serviços mesmo que gratuitamente. Mesmo que seja apenas uma revisão que não será cobrada, você deixou o seu carro sob a responsabilidade do mecânico, assim como estacionou no shopping apenas para passar no caixa eletrônico e saiu antes do período de tolerência.

carro_na_oficina

Mesmo com essa proteção prevista em lei a comprovação de que houve danos ou furtos ao veículo é de responsabilidade do proprietário. Por isso, verifique seu carro antes de deixar o estabelecimento. Caso encontre algum dano, notifique imediatamente o responsável pelo estabelecimento, preferencialmente, com a presença de uma testemunha.

Ter uma testemunha numa ocasião destas é que é o fator complicado. Uma saída para o caso de você estar sozinho ao estacionar ou deixar seu carro na oficina, é anotar os objetos e o estado do carro no verso do ticket ou recibo de entrega e solicitar o carimbo da empresa e assinatura do responsável. Atualmente, esta pode ser considerada uma atitude um tanto quanto hostil, mas poderá eliminar a ma fé de algum funcionário, além de redobrar o cuidado da empresa com o seu carro e seus pertences, seja ela um simples estacionamento ou uma oficina mecânica. O certo é que, na mão de flanelinhas o risco é todo seu e; em estacionamentos tipo “área azul” comprovar algum dano e conseguir algum ressarcimento do órgão público responsável pode dar uma grande dor de cabeça.

Veja Também:

Blog Carburado

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Saiba o que acontece se estourar um pneu a 350 km/h

Posted: 31 Aug 2009 01:34 PM PDT


Retificação de motores - 9ª Parte

Posted: 31 Aug 2009 10:31 AM PDT

Leia também os outros artigos de "Retificação de motores": 1ª Parte, 2ª parte, 3ª parte, 4ª parte, 5ª parte, 6ª parte, 7ª parte e 8ª Parte.

Camisas Molhadas

Da mesma maneira como as camisas secas, também as do tipo molhado necessitam de cuidados especiais quando de sua instalação no motor.

Os principais ponto as serem observados durante a montagem dessas camisas são as seguintes:

1 – verifique cuidadosamente o rebaixo no bloco quanto a deformações, desgastes ou impurezas, para que o flange da camisa possa se apoiar uniformemente em toda sua circunferência. Com isso, evita-se a quebra do flange, a deformação da camisa e consegue-se uma boa vedação entre a camisa e o bloco.


O flange pode quebrar devido a deformações no rebaixo do bloco

2 – Verifique criteriosamente os canais de alojamento dos anéis de vedação e retire eventuais rebarbas ou impurezas ali existentes par evitar posteriores vazamentos de água ou óleo.

3 – instale as camisas provisoriamente no bloco (sem os anéis de vedação) e meça a altura do flange com relação ao bloco. Essa verificação é importante, pois, se essa altura estiver fora das recomendações do fabricante ou variar muito de um cilindro para outro, fará com que a pressão exercida sobre os flanges não seja a mesma em todas as camisas, provocando deformações nas que estiverem mais altas e vazamentos pela junta do cabeçote na região das que estiverem mais baixas.


Nestas ilustração vê-se que a camisa da direita está bem mais baixa que a da esquerda, podendo provocar vazamentos pela junta.

4 - Em seguida, tendo-se já retirado as camisas do bloco, instale os anéis de vedação, lubrificando-os previamente com vaselina e tomando cuidado para que fiquem instalados da forma mais completa possível, para que não se desloquem, cortem-se ou torçam-se quando da instalação definitiva das camisas.

5 – Instale as camisas no bloco utilizando um dispositivo apropriado para empurrá-las para baixo, evitando batidas com martelo que poderão deformá-las.

6 – Certifique-se de que as camisas foram instadas de maneira correta medindo seu diâmetro interno com um relógio comparador, em vários pontos.

Se, nesse exame, constatar-se uma grande ovalização em algum ponto, será preciso retirar novamente essa camisa, verificar a causa dessa ovalização (que poderão ser partículas ou depósitos no alojamento dos anéis ou no furo do bloco, ou mesmo um anel de vedação torcido) e eliminá-la, pois, poderão deformar a camisa a tal ponto que praticamente, não haverá mais folgas entre a camisa e o pistão (que tenderão a escoriar-se).


Um anel de vedação torcido ou com sujeira no seu alojamento podem deformar a camisa e eliminar a folga do pistão.



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Fiat Grande Punto Evo: Site italiano publica fotos que podem ser as oficiais

Posted: 30 Aug 2009 05:12 PM PDT

Fiat Grande Punto Evo: Site italiano publica fotos que podem ser as oficiais

fiat grande punto evo site italiano publica fotos que podem ser as oficiais 1 Fiat Grande Punto Evo: Site italiano publica fotos que podem ser as oficiais

O site italiano Al Volante, divulgou na rede, fotos do novo Fiat Grande Punto Evo, reestilização do Punto italiano, que podem ser partes das fotos oficiais do modelo. Serão verdadeiras?

A frente sofre uma grande alteração de estilo, trazendo um novo pára-choque que divide a grade do motor, além da incorporação de faróis de neblina na parte inferior desta grade e o logo da Fiat em um filete cromado no capô.

fiat grande punto evo site italiano publica fotos que podem ser as oficiais 2 Fiat Grande Punto Evo: Site italiano publica fotos que podem ser as oficiais

Este novo pára-choque aparece pintado nestas fotos, mas em versões mais baratas, deverá ser na cor preta. As setas e lanternas foram reposicionadas, nas extremidades da nova frente.

Na traseira, o pára-choque também acompanha o mesmo estilo da parte frontal, apresentando novas lanternas de neblina. As lanternas junto à coluna C ganharam novo desenho na iluminação, mas continua no mesmo formato.

fiat grande punto evo site italiano publica fotos que podem ser as oficiais 3 Fiat Grande Punto Evo: Site italiano publica fotos que podem ser as oficiais

O interior recebeu alterações no formato, agora mais curvo, da parte central do painel, além de novas saídas de ventilação. Como ainda não sabemos até onde são reais, tais fotos do Al Volante, vamos esperar a divulgação oficial da Fiat.

Fonte: Al Volante.


VÍDEO: Comercial da Nova Saveiro 2010

Posted: 30 Aug 2009 09:20 AM PDT

BMW Vision EfficientDynamics Concept é revelado por inteiro

Posted: 30 Aug 2009 07:55 AM PDT

BMW Vision EfficientDynamics Concept é revelado por inteiro

bmw vision efficient dynamics concept oficiais 1 BMW Vision EfficientDynamics Concept é revelado por inteiro

A BMW acaba de revelar nada menos que 94 fotos do seu novo BMW Vision EfficientDynamics Concept. Ele será apresentado em Frankfurt dentro de duas semanas e é um conceito 2+2 que quer demonstrar como serão os carros esportivos do futuro, que também tem que entregar economia e pouca poluição.

A parte mecânica do Vision EfficientDynamics é realmente como relatamos ontem aqui no NA. Se trata de um motor turbodiesel de três cilindros acompanhado de dois motores elétricos. A potência total é de 356 cavalos, cavalos esses enviados para as rodas por uma tração integral.

bmw vision efficient dynamics concept oficiais 2 BMW Vision EfficientDynamics Concept é revelado por inteiro

A BMW diz que ele acelera de 0-100 em apenas 4,8 segundos e atinge máxima de 250 km/h. Até que as comparações com um BMW M3 não estavam muito distorcidas. O consumo dele que é uma maravilha: de apenas 26,5 km/l em percurso misto. O sonho de qualquer entusiasta por carros esportivos.

bmw vision efficient dynamics concept oficiais 3 BMW Vision EfficientDynamics Concept é revelado por inteiro

Usando apenas energia elétrica, ele é capaz de rodar 50 quilômetros, sem gastar nada de diesel, e não poluir o ar. A energia é guardada em 98 pequenas baterias de lítio.

bmw vision efficient dynamics concept oficiais 4 BMW Vision EfficientDynamics Concept é revelado por inteiro

bmw vision efficient dynamics concept oficiais 5 BMW Vision EfficientDynamics Concept é revelado por inteiro

bmw vision efficient dynamics concept oficiais 6 BMW Vision EfficientDynamics Concept é revelado por inteiro

bmw vision efficient dynamics concept oficiais 7 BMW Vision EfficientDynamics Concept é revelado por inteiro

bmw vision efficient dynamics concept oficiais 8 BMW Vision EfficientDynamics Concept é revelado por inteiro

bmw vision efficient dynamics concept oficiais 9 BMW Vision EfficientDynamics Concept é revelado por inteiro


Kimi Raikkonen vence o GP da Bélgica e garante pelo menos uma vitória para a Ferrari este ano

Posted: 30 Aug 2009 07:38 AM PDT

Kimi Raikkonen vence o GP da Bélgica e garante pelo menos uma vitória para a Ferrari este ano

kimi raikkonen gp malasia 2008 Kimi Raikkonen vence o GP da Bélgica e garante pelo menos uma vitória para a Ferrari este ano

Kimi Raikkonen fez com que a Ferrari voltasse a vencer na F1. Por quase um ano, a equipe italiana super acostumada a vencer, ficou de fora. O GP da Bélgica teve Raikkonen como vencedor e Giancarlo Fisichella, da Force India, em segundo. Até que ele segurou bem, levando em conta o carro que tinha. E em terceiro veio Sebastian Vettel.

Rubens Barrichello, da Brawn GP, chegou apenas em sétimo, mas para ele foi bom, pois se aproximou mais de Jenson Button, que é líder do campeonato até o momento. Barrichello teve problemas na largada e caiu da quarta para a última posição. Ainda na primeira volta, uma colisão tirou Button, também da Brawn, Lewis Hamilton, da McLaren, Jaime Alguersuari, da Toro Rosso, e Romain Grosjean, da Renault, da disputa.

Kimi Raikkonen tinha sido campeão em 2007, mas não vencia desde abril de 2008, quando levou o GP da Espanha. Já para Giancarlo Fisichella a corrida foi memorável, pois ele deu para a Force India os primeiros pontos e o primeiro pódio.

O campeonato fica assim: Jenson Button segue com 72 pontos somados, contra 56 de Barrichello e 53 de Vettel. A quarta colocação é de Mark Webber, da Red Bull, com 51,5 pontos.

Veja como ficou a corrida:

1. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – 44 voltas em 1h23min50s995
2. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) – a 0s939
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – a 3s875
4. Robert Kubica (POL/BMW) – a 9s966
5. Nick Heidfeld (ALE/BMW) – a 11s276
6. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) – a 32s763
7. Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) – a 35s461
8. Nico Rosberg (ALE/Williams) – a 36s208
9. Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 36s959
10. Timo Glock (ALE/Toyota) – a 41s490
11. Adrian Sutil (ALE/Force India) – a 42s636
12. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) – a 46s106
13. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) – a 54s241
14. Luca Badoer (ITA/Ferrari) a – 1min37s177


domingo, 30 de agosto de 2009

Notícias Automotivas

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Exclusivo: Corolla GLI 2010 será lançado em setembro, fica entre o XLI e o XEI

Posted: 29 Aug 2009 06:00 PM PDT

Exclusivo: Corolla GLI 2010 será lançado em setembro, fica entre o XLI e o XEI

toyota corolla 2008 europa 1 Exclusivo: Corolla GLI 2010 será lançado em setembro, fica entre o XLI e o XEI

Recebemos um email do leitor Diego Felipe passando a informação de que em setembro será lançada uma nova versão do sedã da Toyota, o Corolla GLI 2010. Ele é um novo modelo intermediário, que deverá ficar entre o Corolla XLI e o XEI.

Passamos a informação para o Marlos Ney Vidal, caçador de segredos do Autos Segredos, e ele confirmou a informação com suas fontes na Toyota. A informação é verídica. Com o lançamento do Corolla GLI 2010, o XEI passa a ser ofertado apenas com bancos em couro, não mais de tecido.

É uma tentativa de deixar o XEI mais sofisticado, abrindo espaço para o GLI 2010. Essa nova versão tem bancos em tecido, rodas de liga leve e freios ABS. Em relação ao XEI, ele não tem retrovisores retráteis, airbags laterais e outros equipamentos, para ficar mais barato.

O lançamento do modelo será feito em setembro, conforme lhe contou um vendedor de concessionária da Toyota.


Conceito BMW Vision EfficientDynamics tem desempenho de M3 e consumo de Prius

Posted: 29 Aug 2009 11:23 AM PDT

Conceito BMW Vision EfficientDynamics tem desempenho de M3 e consumo de Prius

BMW Vision EfficientDynamics Conceito BMW Vision EfficientDynamics tem desempenho de M3 e consumo de Prius

O BMW Vision EfficientDynamics é um carro conceito esportivo que será apresentado no Salão de Frankfurt, e algumas informações já caíram na rede, antes de sua apresentação. A BMW revelou algumas imagens e vídeos que na verdade não mostram nada sobre o modelo.

E a informação inédita é que ele é um híbrido diesel/elétrico, com lugares para 2+2 pessoas. Seu motor diesel é bem pequeno, com apenas três cilindros, e é ligado a dois motores elétricos. A potência total do conjunto todo passa dos 350 cavalos.

Graças a uma construção bem leve e uso de componentes de alta tecnologia, ele consegue ser (pelo menos na teoria) tão rápido quanto um BMW M3 ao mesmo tempo que consome tão pouco quanto um Toyota Prius.

O conceito híbrido pode rodar somente com diesel, só nos motores elétricos, ou com os dois. As baterias são recarregadas através de sistema regenerativo de freios.


GP da Bélgica terá Giancarlo Fisichella largando na frente

Posted: 29 Aug 2009 09:47 AM PDT

GP da Bélgica terá Giancarlo Fisichella largando na frente

giancarlo fisichella GP da Bélgica terá Giancarlo Fisichella largando na frente

Giancarlo Fisichella surpreende a todos e larga na frente no GP da Bélgica, que acontece amanhã. O piloto da Force India fez a volta mais rápida e consegue a terceira pole em sua carreira. Na segunda posição tem o também italiano Jarno Trulli, da Toyota.

Na segunda fila aparecem Nick Heidfeld, da BMW e Rubens Barrichello. Veja como ficou o grid de largada:

Giancarlo Fisichella (ITA) – Force India – 1m46s308
Jarno Trulli (ITA) – Toyota – 1m46s395
Nick Heidfeld (ALE) – BMW Sauber – 1m46s500
Rubens Barrichello (BRA) – Brawn – 1m46s513
Robert Kubica (POL) – BMW Sauber – 1m46s586
Kimi Raikkonen (FIN) – Ferrari – 1m46s633
Timo Glock (ALE) – Toyota – 1m46s677
Sebastian Vettel (ALE) – RBR – 1m46s761
Mark Webber (AUS) – RBR – 1m46s788
Nico Rosberg (ALE) – Williams – 1m47s362
Adrian Sutil (ALE) – Force India – 1m45s119
Lewis Hamilton (ING) – McLaren – 1m45s122
Fernando Alonso (ESP) – Renault – 1m45s136
Jenson Button (ING) – Brawn – 1m45s251
Heikki Kovalainen (FIN) – McLaren – 1m45s259
Sebastian Buemi (SUI) – STR – 1m45s951
Jaime Alguersuari (ESP) – STR – 1m46s032
Kazuki Nakajima (JAP) – Williams – 1m46s307
Romain Grosjean (FRA) – Renault – 1m46s359
Luca Badoer (ITA) – Ferrari – 1m46s957